7 dicas para superar a procrastinação
Com tantas tarefas para fazer durante o dia e ao mesmo tempo, com tantas distrações, quem nunca adiou uma tarefa ou compromisso e acabou se lamentando mais tarde?
Várias pessoas enfrentam esse problema, especialmente adolescentes e jovens adultos, e isso pode afetar negativamente suas vidas.
No mercado de trabalho, essa atitude é desaprovada, além de ser contraproducente.
Não ter tempo suficiente disponível e adiar uma tarefa é normal. Mas quando se torna rotina, pode se transformar em um problema muito maior.
A falta de planejamento e organização de tarefas diárias pode criar uma crise de ansiedade e até mesmo afetar sua saúde.
Você quer aprender como parar de procrastinar? Leia!
O conceito de procrastinação
Procrastinação significa adiar uma tarefa ou atrasá-la.
Os procrastinadores evitam cumprir suas responsabilidades até o último minuto de seus prazos, e isso faz com que eles se sintam culpados, estressados e isso afeta sua produtividade.
Essa atitude ocorre porque tentamos melhorar nosso humor, mesmo que por pouco tempo e não fazer algo que pareça chato ou desagradável, e substituí-lo por algo fácil e divertido pode parecer uma boa ideia.
Por exemplo, é mais rápido e mais agradável passar uma hora no computador assistindo a vídeos engraçados em vez de preparar planilhas ou relatórios.
Por que a procrastinação é tão comum?
Certos médicos e psicólogos afirmam que existe um tipo de procrastinação crônica e que isso pode ser um sinal de um distúrbio psicológico ou fisiológico. Mas, para a maioria das pessoas, a procrastinação ocorre por outros motivos, que podem ser contornados.
Sigmund Freud, o pai da psicanálise, acreditava que nós adiamos tarefas por medo da morte. Para ele, adiar uma tarefa nos deixaria com algo para fazer no final.
Por outro lado, Richard Thaler, economista e pesquisador da psicologia da tomada de decisões, afirma que os seres humanos procrastinam porque acreditam que o trabalho que precisa ser feito nunca será tão importante quanto as tarefas que estão sendo realizadas agora.
Apesar de não ter uma causa única, Piers Steel, um psicólogo canadense, compilou 200 estudos sobre o assunto, produzidos entre 1920 e 2006, e descobriu que há uma forte ligação entre esse hábito e a impulsividade. Assim, características como excesso de perfeccionismo, distrações e ansiedade devem ser melhoradas para aumentar a produtividade.
Procrastinação, ansiedade e efeito bola de neve
O sucesso profissional está diretamente ligado à capacidade do indivíduo de realizar tarefas de qualidade em menos tempo. Ao procrastinar, os indivíduos tendem a ficar mais ansiosos e a ansiedade causa mais procrastinação. Este círculo vicioso precisa ser quebrado para evitar que a situação se espalhe.
Você pode superar a procrastinação começando com tarefas mais simples, como organizar sua mesa, arquivos de computador ou limpar a sala.
Abandone o medo do fracasso e comece com pequenas ações. Em seguida, faça pausas e recompense-se por cada meta alcançada.
7 dicas sobre como parar de procrastinar
Como qualquer mudança de hábito, a superação da procrastinação deveria acontecer gradualmente e não de repente. Por isso, reservamos 7 dicas para melhorar sua qualidade de vida no trabalho!
- Identifique um padrão e crie estratégias
Identificar o que o faz procrastinar é o primeiro passo para acabar com este hábito.
Observe tua rotina, preste atenção a que horas do dia você é mais produtivo, faça anotações e entenda quais tipos de tarefas você mais gosta. Em seguida, analise e crie estratégias para eliminar maus hábitos e substituí-los por bons.
- Medite e gerencie seus pensamentos
A meditação é um importante aliado na superação desse mau hábito. Todos os problemas nascem em tua mente e, controlando-os, você superará parte do processo. As técnicas de atenção ajudam você a entender teus sentimentos e a concentrar tua atenção no presente.
Ao estabelecer conexões com as atividades, teu corpo deixa de operar no piloto automático e realiza ações com melhor qualidade e mais percepção. Dessa forma, os indivíduos se desenvolvem mais rapidamente e têm a sensação de conclusão e evolução das tarefas.
- Faça uma tarefa de cada vez
Muitas pessoas acreditam que realizar várias tarefas ao mesmo tempo significa alta produtividade. No entanto, isso também pode ser um sinal de procrastinação.
Fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, você acaba adiando terminá-las e não terminar nenhuma delas não faz bem a você. Assim, a melhor coisa a fazer é dividir grandes tarefas em partes menores e criar metas de desempenho para cada uma delas.
Por exemplo, se você precisar criar um agendamento de conteúdo anual, comece criando datas de entrega para os meses, trimestres ou semestres. No final do período, você terá concluído toda a tarefa sem sofrer durante todo o processo.
- Não se arrependa por procrastinar
Pior do que perder prazos de entrega é culpar-se por perdê-los. Erros acontecem e você precisa superá-los para seguir em frente.
Quanto mais você se culpa e se pune pelos erros, maior será a ansiedade gerada durante a próxima tarefa devido à responsabilidade que você coloca em seus ombros em relação a essa ação.
Portanto, perdoar a si mesmo é o melhor que você pode fazer nesses casos. A partir de então, você também precisa mudar teus hábitos.
- Use técnicas de gerenciamento de tempo
Muitos procrastinadores não sabem administrar seu tempo e acabam não sendo produtivos. Assim, usar técnicas de gerenciamento de tempo pode ser importante.
A técnica Pomodoro consiste em trabalhar durante períodos de 25 minutos, onde os profissionais devem se concentrar completamente na tarefa, sem interferências externas, como usar celulares, conversar com outras pessoas ou assistir TV.
Após o período de 25 minutos, é necessário fazer uma pausa de 5 minutos e repetir este ciclo 4 vezes. Depois de todo o ciclo, você faz uma pausa maior por 30 minutos.
Existem outras técnicas e aplicativos que podem ajudar com isso. O importante é entender que sua mente precisa permanecer completamente focada em uma única atividade.
- Planeje eventos imprevisíveis
Um dos principais problemas enfrentados pelos procrastinadores são eventos imprevisíveis. Eles realmente acontecem, mas eles só criam problemas para aqueles que não são organizados de antemão.
Colocar as tarefas no último minuto é muito arriscado, porque cria uma dependência de fatores externos que não são gerenciados inteiramente por você.
Você pode ficar doente, pode haver um corte de energia, sua internet pode estar lenta, um membro da família pode precisar de tua ajuda e tua tarefa é adiada para mais tarde.
- Compreenda a importância do que precisa ser feito
Entender a importância de cada tarefa e a importância atribuída a ela nos faz adiar menos as tarefas cotidianas.
A importância de enviar um e-mail a tempo pode parecer uma coisa pequena, mas quando consideramos que é parte do nosso trabalho e que isso envolve ações na vida de outras pessoas, o trabalho se torna mais importante.
Somos engrenagens em grandes máquinas e, ao desenvolver cada pequena tarefa com qualidade, o processo como um todo funciona melhor.
Superando esse mau hábito
Depois de aprender a parar de procrastinar, lembre-se de que precisa manter a disciplina e a organização e logo notará a diferença.
Além das dicas que fornecemos aqui, é necessário analisar outros fatores, como teu ambiente de trabalho, as interrupções que você enfrenta, teus medos e depois tentar eliminá-los.
Fale com as pessoas ao teu redor e explique que você está passando por uma mudança de hábitos.
Agora que você aprendeu a parar de procrastinar, não deixe essa oportunidade escapar, comece a superar esse hábito agora mesmo!
Pedro Alves
O teu sucesso só depende você!



